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O Reino De Deus é Tomado Por Esforço? (Mateus 11:12)

O Reino de Deus é tomado por esforço

Onde Na Bíblia Diz Que O Reino de Deus é Tomado Por Esforço?

 

A referência à ideia de que o Reino de Deus é tomado por esforço encontra-se na interpretação literal de Mateus 11:12 e Lucas 16:16 da versão Almeida Revista e Corrigida.

No entanto, o texto original, outras traduções bíblicas e a doutrina bíblica da graça lançam dúvidas sobre a possibilidade de usar essa afirmação como um ensinamento. Nos deparamos, portanto, com a seguinte problemática: Jesus estava mesmo ensinando que “o Reino de Deus é tomado por esforço” ou estaria criticando a violência praticada pelos religiosos que tentavam se apoderar dele?

Mateus 11:12 (ARC) afirma:

“E, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado à força, e os que se esforçam tomam-no de assalto.”

Lucas 16:16 (ARC) complementa:

“A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.”

Uma interpretação literal desses versículos pode levar a entender inicialmente que um esforço humano é necessário para alcançar o Reino de Deus, sugerindo que o Reino de Deus é tomado por esforço, porém, é preciso analisar se essa leitura literal é adequada.

Vejamos a tradução do texto de Mateus em outras versões:

  • Nova Versão Internacional: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus sofre violência, e os violentos o tomam à força.”
  • Versão King James em Português: “E desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e os violentos o tomam de assalto.”
  • Bíblia de Jerusalém: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é objeto de violência, e são os violentos que o arrebatam.”

Assim, para compreender melhor o conteúdo desses textos e garantir que a interpretação esteja em harmonia com as doutrinas bíblicas como um todo, faremos um exame detalhado ao longo desse artigo, pois a noção de que o Reino de Deus é tomado por esforço precisa ser analisada à luz da teologia cristã.

Salvação pela Graça não Pelas Obras

o Reino de Deus é tomado por esforço

Ao explorar a ideia de que “o Reino de Deus é tomado por esforço”, é fundamental contextualizar essa noção com a doutrina central da salvação pela graça, conforme destacado em diversas passagens bíblicas. Efésios 2:8-9, na versão Almeida Revista e Corrigida, estabelece claramente:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Este ensinamento bíblico sugere que, embora o esforço humano tenha seu lugar na vida cristã, a salvação e o acesso ao Reino de Deus não são conquistados por esses esforços. A ideia de que “o Reino de Deus é tomado por esforço” deve, portanto, ser entendida de forma que não contradiga a premissa da graça. O esforço humano não é a fonte da salvação, mas pode ser uma resposta ao dom da graça divina.

As variações nas traduções de passagens bíblicas como Mateus 11:12 mostram que enquanto algumas versões focam na violência ou na pressão, outras podem sugerir um esforço ou empenho. Isso reforça a necessidade de cautela na interpretação de que “o Reino de Deus é tomado por esforço” no sentido literal, especialmente quando consideramos o ensinamento bíblico sobre a graça.

Neste artigo, ao examinar a complexidade da ideia de que “o Reino de Deus é tomado por esforço”, buscaremos uma compreensão que esteja harmonizada com as doutrinas bíblicas. A análise abordará como a noção de esforço se encaixa dentro do panorama mais amplo da fé cristã, enfatizando a salvação pela graça e não pelas obras.

O Que a Bíblia Diz Sobre o Esforço?

o Reino de Deus é tomado por esforço

A Bíblia apresenta o esforço como uma expressão natural da fé genuína, uma resposta de gratidão e compromisso de quem já recebeu a salvação pela graça. O esforço cristão é direcionado para agradar e glorificar a Deus, refletindo a transformação interna operada pela fé. 

A seguir, em continuidade à análise do sentido do texto “o Reino de Deus é tomado por esforço”, vamos lembrar alguns versículos que estão contrapondo esse sentido literal de “o Reino de Deus é tomado por esforço”.

Expressão da Fé Viva

Tiago 2:17-18 ressalta que as obras (esforços) são a demonstração externa da fé interna, um indicativo de uma fé viva e atuante:

“Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

Fruto do Espírito e Transformação Moral

Gálatas 5:22-23, apresenta qualidades que emergem como resultado da presença do Espírito Santo na vida do crente, que devem ser cultivadas através do esforço e da dedicação à vida espiritual, contrapondo que “o Reino de Deus é tomado por esforço”:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Disciplina Espiritual para Crescimento

1 Timóteo 4:7-8, por sua vez, encoraja os crentes a se empenharem na prática da piedade como um meio de crescimento espiritual. A piedade abordada por Paulo vai além da adoração formal; trata-se de viver os princípios cristãos no dia a dia. Isso inclui atitudes como amor, paciência, gentileza, integridade e justiça.

“Exercita-te a ti mesmo na piedade. Porque o exercício corporal para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” 

Perseverança na Fé e no Serviço

Hebreus 12:1-2, apresenta um trecho que encoraja os cristãos a persistirem na fé e no serviço a Deus, superando obstáculos e tentações sem reforçar a ideia de que “o Reino de Deus é tomado por esforço”:

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé.” 

Trabalho como Serviço a Deus

Colossenses 3:23-24, ensina que o trabalho e o esforço são direcionados como um ato de serviço a Cristo, indicando que todas as ações devem ser feitas com zelo e dedicação:

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens; Sabendo que do Senhor recebereis a recompensa da herança; porque a Cristo, o Senhor, servis.” 

Glorificar a Deus em Tudo

1 Coríntios 10:31, apresenta um texto sugerindo que cada esforço e ação na vida do crente deve ser realizado com o objetivo de glorificar a Deus:

“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 

Da leitura desses versículos fica evidenciada uma dificuldade de admitir o significado literal de “o Reino de Deus é tomado por esforço”. Percebemos que os esforços dos crentes, segundo a Bíblia, são manifestações da fé e da transformação interior operada pela salvação.

Essas ações e esforços são feitos não para alcançar a salvação, como se “o Reino de Deus é tomado por esforço”, mas como uma resposta agradecida a Deus, buscando agradá-Lo e glorificá-Lo em todas as esferas da vida.

O Que Quer Dizer em Mateus 11:12?

A leitura apressada de Mateus 11:12 pode levar à interpretação literal de que “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”, porém, o texto e seu contexto apresenta nuances que exigem um análise exegética cuidadosa. Como ponto de partida dessa tentativa de extração do  melhor significado, é importante explorar outras traduções, o texto no seu original e o contexto em que foi proferido.

Análise Exegética do Texto Original

Para realizar uma análise detalhada do texto original de Mateus 11:12, vamos considerar o versículo em sua língua original, o grego koiné, e examinar os significados dos termos chave.

Assim, o texto de Mateus 11:12 em grego koiné é:

“ἀπὸ δὲ τῶν ἡμερῶν Ἰωάννου τοῦ βαπτιστοῦ ἕως ἄρτι ἡ βασιλεία τῶν οὐρανῶν βιάζεται, καὶ βιασταὶ ἁρπάζουσιν αὐτήν.”

A tradução literal do texto grego koiné de Mateus 11:12 seria:

“Mas desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e os violentos o arrebatam.”

Esta tradução literal está mantendo a proximidade com as palavras originais em grego, oferecendo uma compreensão direta do texto. É importante notar que “βιάζεται” (biázetai) e “βιασταὶ” (biastai) são traduzidos respectivamente como “sofre violência” e “os violentos”, refletindo a possibilidade de interpretações variadas sobre a natureza dessa “violência” ou “esforço” no contexto do Reino dos Céus.

Análise dos Termos-Chave

βιάζεται (biázetai): Esta palavra é a forma passiva do verbo “βιάζω” (biazó), que significa literalmente “exercer força” ou “impelir”. Em alguns contextos, pode indicar “sofrer violência” ou “ser pressionado intensamente”.

A interpretação desse termo é crucial, pois indica se o Reino dos Céus é algo que está sendo ativamente atacado ou algo que é intensamente buscado.

βιασταὶ (biastai): Este termo, traduzido como “os violentos” ou “os que se esforçam”, deriva da mesma raiz de “βιάζω”. “Biastai” pode referir-se a pessoas que tomam algo à força ou, metaforicamente, àqueles que buscam algo com fervor excepcional.

ἁρπάζουσιν (harpázousin): Traduzido como “tomam” ou “arrebatam”, este verbo implica uma ação rápida e decisiva, muitas vezes com a conotação de tomar posse de algo de maneira assertiva ou até mesmo agressiva.

Combinações Possíveis Desses Significados

Considerando os significados tanto literais quanto metafóricos dos termos-chave “βιάζεται” (biázetai) e “βιασταὶ” (biastai) em Mateus 11:12, podemos explorar quatro combinações possíveis desses significados:

1. Literal-Literal

βιάζεται (Violência Real): O Reino dos Céus “sofre violência” no sentido de enfrentar oposição física ou resistência.

βιασταὶ (Agentes de Violência Real): “Os violentos” são aqueles que literalmente usam força física ou agressão para atacar ou tentar controlar o Reino dos Céus.

2. Literal-Metafórico

βιάζεται (Violência Real): O Reino dos Céus enfrenta verdadeira resistência ou ataque físico.

βιασταὶ (Agentes de Esforço Espiritual): “Os violentos”, neste caso, são interpretados metaforicamente como aqueles que se esforçam com intensidade e paixão espiritual, buscando o Reino de Deus.

3. Metafórico-Literal

βιάζεται (Desafio Espiritual): Aqui, “sofre violência” é entendido metaforicamente, sugerindo que o Reino dos Céus é desafiado de maneiras não físicas, como desafios espirituais ou doutrinários.

βιασταὶ (Agentes de Violência Real): Neste cenário, “os violentos” são interpretados literalmente, referindo-se a pessoas que fisicamente atacam ou resistem ao Reino dos Céus.

4. Metafórico-Metafórico

βιάζεται (Desafio Espiritual ou Moral): O Reino dos Céus “sofre violência” no sentido de enfrentar desafios espirituais, morais ou ideológicos intensos.

βιασταὶ (Agentes de Esforço Espiritual Intenso): “Os violentos” são aqueles que buscam o Reino dos Céus com fervor e intensidade espiritual, talvez até de maneira desesperada ou extremamente zelosa.

Cada uma dessas combinações oferece uma perspectiva única sobre o texto, refletindo a complexidade e a profundidade do ensinamento de Jesus em Mateus 11:12. A escolha da interpretação mais adequada deve levar em conta o contexto maior do Evangelho de Mateus, a mensagem geral de Jesus e o cenário histórico e cultural da época.

Contexto Textual de Mateus 11
  1. Assunto do Capítulo: Mateus 11 é centralizado na figura de João Batista e na resposta de Jesus às dúvidas de João sobre a identidade de Jesus como o Messias. O capítulo também inclui a reação de Jesus às cidades que não se arrependem, apesar de terem testemunhado seus milagres.

  2. Versículos Anteriores (Mateus 11:1-11): Os versículos anteriores a Mateus 11:12 relatam João Batista enviando seus discípulos para perguntar a Jesus se Ele é o esperado Messias. Jesus responde apontando para as obras que Ele realiza, que cumprem as profecias messiânicas. Jesus então elogia João Batista, identificando-o como mais do que um profeta e como o precursor do Messias.

  3. Versículos Posteriores (Mateus 11:13-19): Após o versículo 12, Jesus continua falando sobre João Batista e a Lei, declarando que todos os profetas e a Lei profetizaram até João. Ele compara a geração atual com crianças que não estão satisfeitas, quer se toque música alegre ou triste, criticando a inconstância e a recusa das pessoas em aceitar tanto o ministério austero de João quanto o mais inclusivo de Jesus.

Contexto Histórico e Social
  1. Expectativa Messiânica: No tempo de Jesus, havia uma intensa expectativa messiânica entre o povo judeu. Muitos esperavam um Messias que libertaria Israel do domínio romano. A pregação de João Batista e a chegada de Jesus provocaram intensa curiosidade e expectativa sobre se eles cumpririam essas esperanças messiânicas.

  2. Ambiente Social e Religioso: A sociedade judaica da época estava dividida entre várias correntes religiosas e políticas. Os ensinamentos de Jesus e João Batista, desafiando as normas religiosas e sociais estabelecidas, atraíram tanto fervoroso apoio quanto forte oposição.

Conclusão: Interpretando “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”

Ao reexaminar a afirmação “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”, encontramos um significado mais profundo e alinhado com a mensagem central do Evangelho. A análise de Mateus 11:12 e Lucas 16:16 nos leva a uma compreensão crítica, em vez de uma interpretação literal.

Contexto dos Interlocutores em Mateus 11:12 e Lucas 16:16

Ao analisar “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”, é crucial considerar a quem Jesus estava se dirigindo. Neste contexto, Jesus frequentemente interagia com líderes religiosos judeus, fariseus e mestres da lei, que valorizavam extremamente a observância rigorosa da Lei Mosaica como meio de justiça e relacionamento com Deus.

Crítica à Percepção Equivocada do Reino

A expressão “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”, no contexto de nossas discussões, parece ser uma crítica de Jesus à mentalidade que acredita ser possível conquistar o Reino através de esforços humanos, como uma rigorosa observância da Lei. Ou seja, uma crítica direta de Jesus a essa mentalidade legalista.

Ele desafiava a crença de que a observância estrita da Lei e os esforços humanos poderiam garantir um lugar no Reino de Deus. Este entendimento é crucial para evitar interpretações que contradizem a doutrina da salvação pela graça.

Verdadeiro Significado de “Empregar Força”

Jesus pode estar criticando uma resposta equivocada ao evangelho. Em Lucas 16:16, “empregar força para entrar” é interpretado como uma reação intensa e equivocada à proclamação do Reino. “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço” não deve ser entendido como um método para alcançar a salvação, mas como uma crítica à ideia de que ações externas e legalistas podem garantir a entrada no Reino.

Harmonização com a Doutrina da Graça

A ideia de que “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço” é recontextualizada como uma crítica à visão legalista e se harmoniza com a doutrina da graça. A salvação e a entrada no Reino são atos de graça divina, acessíveis pela fé genuína, não por esforços humanos.

Implicações para os Seguidores de Cristo

A vida cristã é vista como uma resposta à graça de Deus, não um meio de ganhar a salvação. “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço” reflete, portanto, uma resposta de fé ativa e não uma condição para a salvação.

Conclusão Final

Concluímos que “O Reino de Deus é Tomado Por Esforço”, como apresentado em Mateus 11:12 e Lucas 16:16, é uma crítica à crença de que a entrada no Reino pode ser garantida por ações e práticas religiosas. Esta interpretação está em harmonia com a mensagem do Evangelho, reafirmando a importância de uma fé que se traduz em uma vida transformada, ancorada na graça de Deus, e não em esforços meramente humanos.

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